Slider

INSTITUIÇÕES

SOPAI - Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza

Slider
INSTITUIÇÕES

SOPAI - Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza

 

O SOPAI é o maior hospital de pediatria do Brasil em número de leitos, chegando aproximadamente a 400 vagas. É também o único hospital infantil filantrópico de Fortaleza. Aberto 24h, todos os dias da semana, o SOPAI trata e acolhe crianças e jovens de 0 a 17 anos, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Mensalmente, são realizadas em torno de 15 mil consultas eletivas e 1.500 internações, além de cerca de 1.600 cirurgias ao ano.

Um dos trabalhos mais especiais do SOPAI é a ala ‘Maria de Lourdes Moreira Leite Lima’, que conta com 20 leitos exclusivos para crianças e adolescentes portadores de doenças raras, e que precisam da ajuda de aparelho para sobreviver. Esses pacientes ficam instalados no SOPAI, por longos períodos, até mesmo por anos.

O Hospital é referência no Brasil em tratamento de crianças e jovens com dependência química e problemas de saúde mental. Além disso, o SOPAI conta com setor de acolhida para bebês nascidos com sífilis, e uma ala de isolamento para tratamento de doenças específicas. Além disso, tem uma rede de profissionais especializados em tratamentos neurológicos, de autismo e de transtornos de déficit de atenção.

Os principais pacientes do SOPAI são de localidades carentes de Fortaleza, especialmente de bairros adjacentes à região do grande Pirambu e de municípios da Região Metropolitana. Em maioria, são pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Por isso, as doações que o SOPAI recebe, ajudam a dar continuidade ao nosso trabalho que, há mais de 60 anos, atende a comunidade cearense com amor, cuidado e proteção.